terça-feira, 18 de novembro de 2014

[Tradução] Numéro TOKYO - Outubro/2014

Sua primeira aparição na Numéro TOKYO desde que se casou. Que tipo de vida ela está vivendo agora? Depois de terminar o PREMIUM SHOWCASE, que durou da primavera ao verão, ela deu uma pequena pausa no Hawaii.

Com um leve bronzeado e em roupas casuais, ela anda pela cidade normalmente. Com um sorriso, ela comenta que raramente é reconhecida como Ayumi Hamasaki e que geralmente é abordada em inglês quando ela anda com seu boné, cobrindo levemente os olhos, e com o marido ao seu lado.

"Ayu, aonde você está agora?"

"Você realmente se casou?"

"Você está feliz?"

 A resposta para essas perguntas se torna clara para nós quando a vemos andando pela cidade com seu marido e também quando vemos seu sorriso nessa sessão de fotos.
Meus amigos próximos me fazem esse tipo de pergunta às vezes (risos). Eu também escrevi isso nas letras de Trauma, mas eu sempre me perguntei "para que eu devo mostrar o rosto feliz e o rosto triste de hoje?" Em outras palavras, eu não sou muito boa em me expressar. Por isso meus amigos perguntam com frequência "por que você não me conta nada?" Eu não conto ou não consigo contar ou não sei quais partes contar. Não sou uma boa conselheira também. Eu sempre conto apenas o resultado, porque gosto de decidir o processo por mim mesma. Meu atual parceiro também é assim nesse sentido. Nós não interferimos no trabalho um do outro. Nos encorajamos e apoiamos para viver profissionalmente à nossa maneira. Esse é nosso jeito e é confortável para nós.

Pode parecer um pouco profissional à primeira vista. Mas como um casal que trabalha em diferentes profissões e tendo que lidar com culturas diferentes, isso pode soar sensível para muitos.
Ele não é uma celebridade. Quero que ele estime sua identidade e estilo de vida sem interferência do meu trabalho como Ayumi Hamasaki. Mas também temos coisas em comum, que nos permite viver uma vida juntos: enquanto mantemos profissões diferentes, sonhamos em viver como se todo o mundo fosse nosso lar. Esse é nosso estilo de vida. Há felicidade no fato de criar raízes em um lugar, mas viver livremente é o melhor para nós agora. É claro que eu quero sossegar em algum lugar, em um futuro distante.

Sem limitar-se ao Japão ou LA, eles redefinem a rotina alterando o cenário de tempos em tempos, como no Hawaii agora. Ela faz isso desde os 20 anos. De uma pessoa para duas. O que é felicidade para ela?
Desde que eu esteja rodeada por muitos amigos, desde que o trabalho flua bem e que eu tenha um parceiro, tudo ficará bem ─ não é bem assim, não é? Agora estou equilibrando tudo de forma apropriada e me sinto muito feliz. Porque no fim, é impossível e eu não desejo que alguém saiba tudo sobre mim facilmente e me entenda. Eu não sinto necessidade de explicar meu trabalho como Ayumi Hamasaki, nem tento fazer isso. Não acho que poderia, de qualquer forma. Mas ele é meu melhor amigo e eu sou a melhor amiga dele. Meu lado chato e irritadiço, meu lado idiota ─ ele não vai ignorar ou odiar esses lados, ele não vai fingir não vê-los. Ele vai rir desses meus lados junto comigo. Acho que ter um parceiro assim é incrível.

Dessa vez ela só performou nas grandes arenas de Tokyo e Nagoya, que suportam as últimas tecnologias e aparelhagem. Incluindo incontáveis experimentos, foi mesmo um palco digno da palavra "premium."
Eu tenho feitos grandes turnês nacionais em arenas por 15 anos. Mesmo sabendo que não tenho que considerar nada como algo natural, de alguma forma fazer turnês no Japão o ano todo se tornou parte da minha rotina. Mas esse ano eu experimentei algo diferente e isso me permitiu ver e sentir coisas diferentes também. Acho que isso vai refletir na música que estou fazendo agora e no futuro. Claro que estou preocupada em como essas mudanças serão recepcionadas, mas dentro de mim há outra parte que me encoraja dizendo "aqueles que se divertem, ganham."

Uma sólida confiança cresce dentro dela quando alcança um objetivo. Isso que ela ganhou no palco. A resposta que teve quando abriu as portas buscando o entretenimento, como assumindo desafios físicos fazendo performances no ar, chamadas de dança no pano, apoiam suas palavras.
Quando me perguntam "por que você vai tão longe?", não consigo encontrar as palavras certas. Tento simplificar dizendo que quero "novos desafios." Talvez, ao invés de tentar dar o meu máximo ou meu melhor, queria testar minha determinação em continuar sendo Ayumi Hamasaki, mesmo depois de 15 anos ver o que eu poderia trazer de novo para o palco.
Claro que há coisas que não posso decidir sozinha, porque são negócios. Mas, ultimamente, no que diz respeito à minhas performances e minha música, comecei a fazer apenas o que eu quero e concordo. Mesmo que as pessoas ao meu redor queiram fazer outra coisa, se eu decidir que "não, isso não é bom", então não vai acontecer. No passado eu faria de tudo, eu não tinha a escolha de não fazer algo. Isso era doloroso ou algo próximo disso. Eu simplesmente vivia ocupada fazendo o que tinha que ser feito e da melhor forma possível. Porém, recentemente, eu dei uma olhada no equilíbrio entre minha vida pessoal e profissional e decidi "assim não está bom, quero aproveitar minha vida pessoal de forma mais completa."

Seu modo de pensar sobre sua saúde também mudou.
É frustrante quando você não pode fazer algo porque seu corpo não aguenta, por isso eu cuido tão bem da minha saúde física e mental. No passado, eu mal tinha tempo para cuidar de mim em um nível básico, mas agora eu gosto de aprender como fazer isso cada vez mais.Acho que a forma que eu treino meu corpo é diferente da forma que a maioria das mulheres japonesas hoje em dia (risos). Acho que meu parceiro me incentiva também, ele está sempre falando sobre o que é saudável. Coisas do tipo: se você fizer isso, vai ficar com esses sintomas. Ele me dá os suplementos certos ("Aqui, pode beber.") quando estou em falta de algum nutriente (risos). Ele é um viciado em exercícios, então sempre reclama se meu treino ou dieta estão errados (risos). E, acima de tudo, você ganha músculos de forma diferente a medida que envelhece. Eu gostava do corpo que tinha aos 20 anos, mas não quero tê-lo de novo. Eu simplesmente aparentaria ser bem magra e não teria o mesmo aspecto que tinha antes. Tenho que fazer o treino certo para um corpo de em seus 30 anos, para ganhar os músculos certos e lutar contra a gravidade (risos)!
No passado, eu me forçava a não comer nada e passava fome todos os dias, assim que perdia peso. Como "Ayumi Hamasaki", eu queria ter aquela aparência. Por um acordo tácito, era normal que eu fosse magra, eu sentia que tinha que ser pele e osso, por isso comia o mínimo possível. Achava que isso era legal. Eu tinha conversas do tipo "isso é tudo que você vai comer?", "você fica satisfeita só com essa quantidade, huh~", "que legal", isso soa assustador para mim agora. Se eu fizesse isso agora, minha pele e meus cabelos ficariam arruinados e eu não me sentiria feliz. Isso não é bom.
Para me tornar um exemplo de beleza e saúde, tenho que fazer um bom planejamento. Pessoas podem escolher diferentes estilos de vida: o que comer, como passar o tempo livre, como treinar seu corpo. Podemos decidir isso, decidir pelo que você vai viver muda seu estilo de vida e como você usa seu tempo. Você será capaz de distribuir as coisas de uma forma que funcione para você. Ser capaz de pensar "eu quero isso" ao invés de "não sei o que eu quero" é um dos caminhos da felicidade para mim. Aos meus 20 anos, estava sempre dando passos mais largos que as penas. Ganhando experiência, eu ganhei mais opções. Posso escolher o resultado, mas também aproveitar todo o processo. Agora sou capaz de escolher apropriadamente com quem quero passar o tempo, como quero aproveitá-lo e o que me faz sentir realizada.
Nesse momento, o senso de distância entre meu parceiro, meu trabalho e meus amigos parece certo. Aos 20 anos eu pensava em trabalho 24/7, não comia o que queria, estava sempre cansada e irritada e, ao mesmo tempo, dependia muito do meu namorado. Sou uma pessoa completamente diferente agora. Estou feliz, realmente me tornei adulta.

Ela usou lindos vestidos de noiva para essa sessão de fotos, mas, surpreendentemente, nunca usou um em sua vida pessoal.
Nos filmes, as mulheres sempre sabem qual é o vestido ideal quando o vêem. Talvez eu não o tenha visto ou talvez já tenha usado muitos "vestidos ideais" (risos). Comecei a usar grandes vestidos customizados aos 20 anos e recebia muitos aplausos de milhares de pessoas todos os anos. Eu experimentei essa sensação única na vida por 15 anos sob os holofotes. Como poderia superar essa felicidade? O que poderia ganhar disso? A não ser que todos do TA comparecessem ou meus pais insistissem para que eu usasse um, não acho que usaria. Sou estranha desde pequena. Não queria ser uma princesa, usava roupas masculinas e não usava saias porque elas me deixavam envergonhada. Sempre tive cabelo curto e nunca sonhei em me tornar esposa de alguém. Queria me tornar logo uma adulta e ser alguém grande (risos).

Seu sucesso como Ayumi Hamasaki significa que alcançou um sonho, certo?
É difícil medir o que é sucesso. Eu cantei sobre isso em uma de minhas músicas: o sucesso desaparece em um segundo. É uma fantasia. Houve tempos em que me senti dessa forma, mas o meu eu atual se sente viva e aproveita todos os dias. Claro que há momentos em que eu falho, mas não fujo, dou risada e sigo em frente. Eu acho que a felicidade está sempre ali na esquina.


Tradução: Marina Aino
Cr: akiramezu@AHS

0 comentários:

Postar um comentário